Estrutura

O Sistema de Modelagem Costeira do Brasil, SMC-Brasil, é uma ferramenta de software que combina metodologias de trabalho, bancos de dados de cartas náuticas e modelos numéricos que visam estudar e / ou resolver os problemas na área costeira. O SCM foi inicialmente desenvolvido pelo Instituto de Hidráulica Ambiental de Cantabria (IH Cantabria), da Universidade de Cantabria, com o apoio da Direção Geral de Costas do Ministério de Meio Ambiente Espanhol. O sistema foi adaptado e transferido para a administração pública brasileira por meio do projeto intitulado: “Transferência de metodologias e ferramentas de apoio à gestão do litoral brasileiro”. Desenvolvido em colaboração com várias agências internacionais têm os seguintes objetivos fundamentais:

• Compilar toda a experiência espanhola na área de engenharia costeira e transferência para entidades públicas brasileiras.

• Proporcionar o acesso a um banco de dados de batimetria, onda e nível do mar ao longo da costa brasileira.

• Determinar com precisão a dinâmica e a evolução dos sistemas costeiros.

• Desenhar, de forma confiável, estratégias de atuação necessárias para evitar a erosão da costa e a inundação de zonas costeiras baixas.

• Estabelecer uma metodologia para o desenho, implementação e monitoramento das ações a serem realizadas no litoral brasileiro.

• Desenvolver uma série de ferramentas numéricas que permitam a aplicação das metodologias estabelecidas.

A estrutura dos documentos e modelos desenvolvidos dentro do projeto são apresentados na tabela anexada (clique nas caixas para acessar ao conteúdo):

EstructuraSMC